Entendemos que o nosso propósito de simplificar o mundo jurídico, por meio da inteligência humana em conjunto com a tecnologia, abrange os impactos que causamos na sociedade como um todo, pois não há inteligência ou tecnologia sem sustentabilidade, respeito e equidade.
Tendo isso em vista, firmamos compromisso na busca de aprimorar nossas ações de responsabilidade social, sempre com o espírito inovador que nos move. E de forma ética e transparente visamos ações de prevenção e combate à corrupção em todas as suas formas. A seguir, apresentamos algumas propostas que já evidenciam esta iniciativa, com a certeza de que ainda temos muito espaço para percorrer.
O nosso compromisso com o ambiente se estende a todos nossos os parceiros de negócios, que já aderiram às políticas de adoção de práticas sustentáveis e respeito à legislação ambiental.
Em 2022, a Finch conquistou o Selo de Uso de Energia 100% Renovável, certificação concedida pela Witzler Esco, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Para conquistar esta certificação, é necessário comprovar que a totalidade de sua energia consumida seja proveniente de fontes de energia renovável, ajudando a reduzir a emissão de Gás Carbônico (CO₂) em mais de 90%.
O selo evidencia nosso compromisso com o meio ambiente. Durante nossa trajetória, implementamos hábitos, iniciativas e processos na nossa cultura com o objetivo de construir uma empresa sustentável e ecológica.
As soluções da Finch fomentam o conceito paperless, armazenando informações em nuvem ao invés de imprimi-las, para minimizar o uso de papel.
O nosso Plano de Gestão Ambiental (PGA) garante que as boas práticas e normas ambientais sejam seguidas adequadamente em todos os processos da Finch. Confira:
◦ O descarte em aterro sanitário, devidamente licenciado, no caso dos resíduos orgânicos;
◦ Reciclagem, no caso dos demais resíduos sólidos, como papel, metal, vidro e plástico.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) controla o processo de geração de resíduos sólidos e sua disposição final, diminuindo os impactos provocados pela disposição inadequada e possibilitando aumento na eficácia da reutilização e reciclagem dos materiais, contribuindo com a geração de emprego e renda.
Na cultura da Finch estão a valorização, o respeito e o incentivo ao desenvolvimento das pessoas que fazem parte do nosso time, pois sabemos que como empresa, temos a responsabilidade de zelar pelo bem-estar da nossa equipe, considerando seus recortes sociais e suas complexidades.
Nosso time de Gente e Gestão atua com iniciativas como:
Nasceu em 2022 o nosso programa de diversidade e inclusão. O Ressignifica reúne colaboradores de todos os níveis hierárquicos da Finch (estratégico, tático e operação), PCDs e de diferentes gêneros, orientações, etnias, idades, crenças, entre outras condições existenciais humanas que devem ser ouvidas e representadas.
Estamos no movimento de acolher os grupos sociais da nossa organização, para que a equidade seja cada vez mais consolidada na cultura da Finch.
Uma das grandes iniciativas do Ressignifica foi a realização do Censo de Diversidade e Inclusão 2022, no qual identificamos um excelente equilíbrio entre gêneros nos cargos de liderança, e compreendemos que o nosso time precisa crescer em representatividade, etnias, PCDs e pessoas 50+.
Atualmente, temos um time que apresenta um equilíbrio entre pessoas que se identificam com diferentes gêneros, com a maior parte sendo composta por mulheres.
Lei de Igualdade Salarial
Conhecida como Lei da Igualdade Salarial, a Lei 14.611/2023 exige que empresas com 100 ou mais empregados publiquem semestralmente o Relatório de Transparência Salarial aos seus empregados e públicos em geral.
O objetivo da Lei é promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, e garantir
a transparência nas informações salariais das empresas. Divulga relatórios anuais sobre a
remuneração dos colaboradores, destacando possíveis disparidades salariais entre gêneros.
A última década gerou mudanças relevantes na sociedade e essas transformações ultrapassaram os limites interpessoais e atingiram empresas e corporações. Saímos de uma realidade centralizada e monolítica, fundamentada em padrões estáticos, e entramos em um cenário no qual o homem branco, heterossexual e cisgênero deixou de ser o único foco de investimento e desenvolvimento.
Artigo de Thaisa Nogueira, Gerente de Operações da Finch